Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

MENOPAUSA SAUDÁVEL: CONSELHOS PARA ATRAVESSAR ESTA ETAPA DA VIDA

11-01-2017

Longe de pensar que a menopausa é o começo de uma época cinzenta, devemos considerá-la uma nova etapa das nossas vidas, à qual devemos nos adaptar e desfrutar ao máximo.


https://melhorcomsaude.com/wp-content/uploads/2016/12/menopausia-500x334-500x334.jpg

 

A partir dos 40 anos (aproximadamente) as mulheres começam a experimentar certos sinais da chegada da tão famosa e temida menopausa. Esta etapa de grandes mudanças tanto físicas quanto emocionais às vezes transforma-se num problema. Por isso, neste artigo contaremos algumas dicas para conseguir ter uma menopausa saudável e equilibrada.

 


    Como ter uma menopausa saudável?


Ninguém pode negar que a chegada da menopausa é uma notícia difícil na vida da mulher, mesmo que desde sempre ela saiba que em algum momento "a sorte chegará". No entanto, isso não significa que não se possa fazer nada a respeito, muito pelo contrário. Com certos hábitos coitidianos toda mulher pode preparar-se para ter uma menopausa saudável.


Faça Exercícios - Talvez durante a sua adolescência ou juventude você não tenha sido muito ativa fisicamente, mas a partir de agora terá que fazer o esforço de se exercitar, pelo menos, duas vezes por semana. Desta maneira as suas articulações, músculos e o seu coração manter-se-ão em bom estado de saúde.


Você pode escolher alguma atividade tranquila, como pilates ou yoga, ou uma simples caminhada pelo parque.


Coma Frutas e Verduras - A dose recomendada é de 5 porções por dia, já que as hortaliças contêm minerais, vitaminas e fibras muito boas para a saúde. As frutas e as verduras aceleram o metabolismo, contêm poucas calorias e saciam o apetite. Além disso, reduzem o colesterol, servem para perder peso e irão afastá-la do fast-food. Tente comê-las cruas e na temporada de colheita para aproveitar todos os seus nutrientes.


Mantenha o seu Peso - O controlo do peso é necessário em qualquer etapa da vida, mas principalmente na menopausa, quando os hormônios estão contra nós. Evitar a obesidade ou o sobrepeso reduz o risco de sofrer doenças articulares, cardiovasculares e endócrinas. Não hesite em procurar um nutricionista para que este indique a melhor dieta ou alimentação de acordo com as suas necessidades, e tente não abusar de certos alimentos que só contribuem para ganhar quilos e centímetros.


Faça os Exames Pertinentes - Você sabia que a principal causa da mortalidade durante a menopausa são doenças cardiovasculares? Ou que aumentam as chances de sofrer câncro da mama ou do útero, uma vez que o período menstrual se acaba? Tanto os acompanhamentos ginecológicos quanto os exames periódicos devem ser cumpridos à risca, de forma a descartar qualquer anomalia.


Ir ao cardiologista e ao ginecologista é prioritário para que você possa atravessar esta etapa da melhor maneira possível, principalmente se existem antecedentes de doenças na sua família. Um exame ao sangue, uma mamografia ou um eletrocardiograma podem salvar vidas.


Largue Todos os Hábitos Tóxicos - Você fuma? Consome muito café? É uma fanática pela comida industrializada? Recomendamos que, a partir de agora, tente modificar este hábitos que são nocivos em qualquer idade, e durante a menopausa agravam qualquer condição.


O cigarro, a cafeína e o álcool absorvem o cálcio de que os ossos precisaram para estarem fortes e saudáveis. Por isso, é bom tentar largá-los (ou reduzir seu consumo). No caso da comida industrializada, ela está relacionada com o aumento do colestrol e à probabilidade de sofrer ataques cardíacos.


Siga uma Dieta Equilibrada - Entre os alimentos que não devem faltar na sua dieta, de forma a melhorar a saúde óssea, encontram-se:

 

  • Ovos (ricos em Vitamina D e fixadores de cálcio nos ossos)
  • Laticínios com teor reduzido de gordura
  • Amêndoas
  • Espinafre

 

Também é interessante consumir peixes azuis (atum, salmão, sardinha, entre outros) duas vezes por semana, pois são ricos em ácidos graxos omega 3, imprescindíveis para a saúde, e proteínas. Não se esqueça do azeite de oliva, das oleaginosas e das leguminosas.


Durma Bem - As necessidades do sono mudam de acordo com a idade. Nos adultos a média é de 8 horas. Não dormir o suficiente prejudica tanto o sistema imunológico quanto o nervoso, além da coordenação, a concentração e o humor.


Se você tem problemas para pegar no sono, procure:

 

  • Fixar um horário para deitar e outro para se levantar (durante TODA a semana, incluindo fins-de-semana)
  • Preparar o quarto e a cama de acordo com a época do ano
  • Não ver televisão nem utilizar o telemovel antes de dormir


Seja Positiva - É verdade que, com tantas mudanças e coisas que dizem por aí, podemos pensar que a menopausa é um inimigo e um pesadelo. Mesmo que existam algumas questões muito importantes que devemos ter em mente (como por exemplo, aceitar que teremos que fazer modificações na vida), é vital manter o bom humor e a positividade.


Uma atitude proativa e grata é a melhor postura que podemos adotar. O final do ciclo menstrual não é sinônimo de que a vida acabou... Aprenda a aproveitar estes anos de maturidade! Você terá o tempo e a capacidade para escolher o que gosta e deixar de lado o que lhe faz mal.


Rodei-se de gente que a ame, mime-se, coloque-se em primeiro lugar (uma vez que os seus filhos estão crescidos) e desfrute. É momento também de ter uma vida sexual plena com o seu parceiro e não sentir-se mal pelos fios brancos ou pela aparição das rugas.

 


fonte: Saúde Secreta

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.